Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

059 - O QUE É COACHING PARA VOCÊ?

________________ O Que é Coaching para...? ________________

J. Whitmore: “O coaching focaliza possibilidades futuras, não erros passados.”

G. Porche e J. Niederer: “Coaching é o apoio que faz as pessoas brilharem.”

L. Wolk: “Coaching – a arte de soprar brasas.”

Pelo dicionário é “ensinar, treinar, dar dicas a, preparar”, na prática é apoiar para conquistas. A origem etimológica da palavra remonta os antigos condutores de carruagem, que levavam clientes de onde estavam para onde desejavam estar. Na prática esportiva os coach’s fizeram estrondosa diferença na carreira de atletas que revelaram desempenho muito acima da média esperada, ainda que diante de um passado recente fossem desacreditados por seus resultados pífios.

O best-seller de Timothy Gallwey, “O Jogo Interior do Tênis” caiu como um abre-olhos, não só entre os tenistas, mas para todos que desejam superar suas marcas. Para Gallwey “o oponente dentro da cabeça de alguém é mais extraordinário do que aquele do outro lado da quadra”. Isso significa que o jogador perde mais jogadas por acreditar na vitória do outro e sua derrota do que por desconfiar da sua vitória.

A aplicabilidade do coaching contribui para que o cliente (coachee) descubra dentro de si todo o potencial latente em habilidades, competências, dons, talentos, todos como recursos validos para realização de sonhos validos e dignos de serem realizados.

O programa não é a salvação da lavoura! Não mesmo. É completamente ineficiente diante de pessoas com comprometimento cognitivo, relativo afetamento no processo mental da percepção, da memória, do juízo e/ou raciocínio. Bem como inoperante diante da ausência de comprometimento responsável com os próprios objetivos e metas, estima-se que presente em cerca de 20% das pessoas. Todavia, os 80% restante fazem o sucesso do programa e o elevado nível de satisfação dos profissionais que assessoram aqueles que se permitem vencer por conta da parceria.

Entendo, mais pela prática que vivencio, que os 80% como não absolutos, ainda que estes não padeçam de nenhum impeditivo fisiológico, mas estão afetados por falta de comprometimento efetivo consigo mesmo e com seus resultados.

Pense nisso: Para vencer é preciso ter fé...!
Um forte abraço,

MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

by Gerson Sena de Castro                                                                                                              Personal & Professional Coaching

.

desenvolvendo.voce@hotmail.com

: gerson.sena.de.casto

 

9,07090

Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2011. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/