Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de maio de 2013

0196 - PARÁBOLA DO SAPO ESCALDADO

 

 

Achei muito curiosa a parábola do “sapo escaldado”, que li no livro de Piter Senge. Quando colocado em uma panela de água quente ela dará um pulo de imediato. Mas quando colocado em uma panela com água ainda com temperatura ambiente, e sem ninguém para assustá-lo, ele ficará lá dentro tranquilamente. Porém se atear fogo à panela a temperatura aumentará e gradativamente, quando esta chegar entre 20 e 30 graus, o anfíbio, não se moverá e dará sinais que está gostando. Mas à medida que a temperatura se eleva gradativamente, o sapo ficará cada vez mais tonto, até que não será mais capaz de reagir e sair da panela, embora esteja livre. Por quê? Porque, nos sapos, o mecanismo interno que detecta a ameaça à sobrevivência é regulado para reagir a mudanças súbitas do meio ambiente, e não mudanças lentas e graduais.

A mesma coisa eu verifiquei nas pessoas quando estão em um ambiente em que lentamente um odor desagradável é introduzido. - Quem conhece a poluição de São Paulo que o diga -. Quanto mais permanecem no local menos o percebem, mesmo que ele aumente sua intensidade. Por razões assim, muitas pessoas vivem sobre lixo, a beira de canais de esgotos, etc. sem se incomodarem mais.

Chamarei de “Síndrome da Tolerância” quando um individuo passa a conviver com um vício, certamente nocivo, mas logo se acostuma e o tolera como se tudo fizesse parte um do outro. A síndrome da tolerância bloqueia o executivo central, verdadeiro e principal setor cerebral concretizador dos processos de mudança. A observação atenta aos eventos tanto sutis quanto aos drásticos pode evitar o mesmo destino do sapo. Verifique os processos graduais. Chamo atenção para algo dito pelo Apostolo Paulo de Tarso, a mais de 1980 anos, "... não vos conformeis com este século...", conformar é tomar forma.

Para F. Pessoa: Viver não é preciso!
Como Coach digo: Vencer é preciso,
matemática também!
Para se valorizar, descubra como!

Nunca desista, MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
030,007010
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado por compartilhar sua opinião. Publicaremos seu comentário em breve.