Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

299 - 012 – A POLÍTICA INTENSIONAL E REALIZAÇÃO PROPÓSITAL

 

Alceu Amoroso Lima afirma, em seu livro de 1956, que: “Numa conceituação moderna, política é a ciência moral normativa do governo da sociedade civil”. Todavia, nos dias atuais a expressão “politica” ganhou cunhos pejorativos de manipulação e artificialidade.

Para #gestores de pessoas interagir com a #política de dentro do grupo sempre consome uma energia considerável. Todavia, esse espírito artificial e falso não é algo que atrai e engaja às pessoas para trabalharam de forma colaborativa.

O dr. L. Michael Hall, em seu livro “O Líder Colaborativo” assevera que a colaboratividade só emerge em um ambiente seguro para falhar e contribuir. O que não se revela onde há falsidade da politicagem na cultura organizacional.

O contexto onde o problema surge

A disputa política que torna o grupo disfuncional é onde se manifesta a competitividade e a desfaçatez. Peter Senge diz: “Para o grupo ser eficaz é preciso encorajar a aceitação e os riscos, isso é praticar o perdão. O verdadeiro perdão é “perdoar” e “esquecer”. Às vezes, as organizações “perdoam”, ou seja, não demitem alguém porque cometeu um erro, mas esse erro pairará para sempre sobre a cabeça do indivíduo” (“A quinta Disciplina” – 2002).

Existe solução

É possível despertar um espírito de equipe coesa com pessoas que trabalham juntas se apoiando e se ajudando. Todavia, essa é uma cultura que o líder precisa estimular.

Porém, se essa não for a visão do gestor, ele se quer permitirá que alguém seja inspirado. Sendo assim, a estratégia é lapidar o mind set com autopreparo para enfrentar a nefasta politicagem, para implantar uma nova política de respeito e que recepcione a participação coletiva como algo de valor.

O risco de não se abrir para essa cultura é nunca despertar o real engajamento das pessoas, criar um ambiente seguro para que todos possam expressar sua melhor versão. Ao agir assim permite-se que os colaboradores tenham satisfação de se sentirem realizados, não somente por conta da remuneração, mas por sentirem-se parte de algo de valor.

Você pode estar perguntando como desafiar condição mantenedora ou complementar, reconhecer, legitimar e valorizar a solução. A resposta é simples, embora o processo seja um pouco desafiador: utilizar os padrões internacionais de trabalho.

Quando rastreamos nossas mais intimas intenções é possível promover um alinhamento de ações em direção aos resultados pretendidos. Somos movidos por nossa intencionalidade. Ela nos empodera e nos torna altruísta.

Equipe especialista em Neuro-Semânttica, estudam e aplicam os pressupostos com padrões internacionais das pessoas no ambiente de trabalho. O processo inicia com a identificação das reais necessidade do cliente interno da organização, para que ações possam ser implementadas.

Veja as placas ao longo do caminho

Os indicadores ao longo do programa e vão permitir perceber e mensurar, se:

  • Já tem uma equipe coesa com pessoas que trabalham juntas se apoiando e se ajudando;
  • O grau de pessoas mais felizes e realizadas em produzir e que fazem com propósito;
  • Aumento da autoconfiança em gerenciar conflitos;
  • Observa uma reação apropriada das pessoas e a implementação do comportamento trazendo uma sensação de melhor gerenciamento da equipe;
  • Há satisfação do membro da equipe, criando um ambiente de trabalho mais agradável;
  • Tem uma equipe melhor preparada para as estratégias da empresa;
  • Há clareza de que está no caminho certo para o atingimento dos objetivos e melhor gerenciamento dos processos;
  • Percebe a satisfação de servir como canal de comunicação e sua funcionalidade;
  • Identifica o grau de entrosamento entre os membros da equipe;
  • Os membros estão realmente comprometidos com os resultados.

Todas as pessoas, desde muito jovens, já são capazes de identificar suas mais elevadas intenções e buscarem meios internos para realiza-las. Tiveram de despertar resiliência, motivação, forças, ou qualquer outro atributo para conquistar o desejado. Se já foi feito em algum momento em nossa vida, se já foi realizado em algum lugar por alguma pessoa, é possível fazer na sua organização.

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

 

by Gerson Sena de Castro

Mastery Meta-Coaching & CFG Soluções Corporativas

 

#GersonSena #MetaCoachGersonSena #MichaelHall #MentorGersonSena

#CulturaOrganizacional #CoachingDeNegócios  #NeuroSemântica

#rhbrasil #rh #CFGsoluções #cfgSoluçõesCorporativas #DecolarOuNaufragar

#ColaborarEficazmente  #treinamentodesenvolvimento

#ClimaOrganizacional #InnerSkills