Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de julho de 2013

0213 - ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE – COMENTÁRIOS SOBRE “A Quinta Disciplina”, de Peter M. Senge - INTRODUÇÃO

(continuando...)

(25-G) – 8 Lições do Ideal de Cooperação
6ª Lição – Todas as disciplinas são importantes, estão interligadas e interdependentes uma às outras.
Todos os envolvidos, na testagem da teoria que SENGE acabara de apresentar, concluíram que as cinco disciplinas eram importantes. Os esforços para elevar uma ou outra à categoria de “mais importante” serviu para mostrar que uma ficaria limitada sem a outra. Entende-se por sistema o número de elementos, ou peças, relevantes, dentro de um conjunto ou combinação de coisas ou partes de modo a formarem um todo complexo ou unitário, em que esse todo surge pela soma das partes. É evidente que diante de um sistema o integrante individual não prevalece sobre o conjunto, ou seja, ainda que seu valor unitário seja o mais elevado, se comparado a outro de menor valor individual, ambos são tão importantes que a ausência de um prejudicaria o funcionamento de outro. Um joalheiro diria: que as garras de ouro fixam o enorme diamante no anel.

A equipe de SENGE identificou um elemento indispensável para o sucesso do trabalho, a confiança. A falta de confiança gerou problemas de implementação, mesmo aplicando esforços para concentrarem-se nas aplicações práticas com as “ferramentas sistêmicas”. Ele afirma: “As pessoas descobrem que quanto não confiam umas nas outras e não desenvolvem aspirações e modelos mentais genuinamente compartilhados, nem as melhores novas ideias sistêmicas – [técnicas, métodos, formulas] – se traduzem em ação”. Em marketing é chamado de autoridade/credibilidade no lançamento de um produto. Com isso fica evidente que mesmo sendo empregado técnicas, métodos, formulas só se “produzirá resultado caso as pessoas encontrarem novas formas de entender seus problemas práticos de negócio, não apenas melhor forma de interagir”. A técnica, o método, a formula é somente um mobilizador, despertador ou motivador para a interação da equipe e não propriamente em si. Precisamos de um bom conjunto!

Fazendo uma comparação, no programa de coaching não é diferente. Coachee e Coach formam uma equipe, tem um objetivo em comum estabelecido com base na confiança. A técnica é um facilitador para obtenção do resultado proposto, porém o sucesso aparece ao conjugarmos os pilares do programa com o sistema internos do Coachee. Nem tudo é martelo na caixa de ferramentas, nem tudo é prego a ser instalado.
(continua...)

Nunca desista, MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
030,011010
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/

.