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domingo, 7 de julho de 2019

285 - ASSERTIVIDADE E FEEDBACK

Podemos afirmar que assertividade é o canal no qual o feedback flui. Assim como os tolos desprezam a instrução, os sábios a perseguem com afinco.

Uma vez que só os grandes profissionais e gestores de alto desempenho buscam a excelência convidamos para o próximo nível onde abordamos sobre assertividade e feedback.


Como ser assertivo?

Ser assertivo está intimamente relacionado com a capacidade de usar a inteligência dos gênios, com emoção dos monges. É dizer o conteúdo que necessita ser dito, usando a emoção adequada para fazê-lo da forma adequada e atingir o objetivo proposto. Assertividade é a capacidade da pessoa se referir à outra, a partir de uma afirmação considerada pelo falante. Isso não significa que esta tenha que ser uma verdade absoluta, o assertivo tão somente expõe seu ponto de vista, mas de uma maneira especial.

Tipos

Quando se fala em assertividade devemos abordar outros dois elementos que operam nas extremidades, o comum de ambos é a reatividade:
  1. O agressivo é quando a pessoa decide manifestar sua opinião sob influência de uma forte carga emocional, de forma a não se preocupar nem com o conteúdo que está sendo dito, nem com a forma que se fala e muito menos com as pessoas ao redor. Ele quer falar e não interessa mais nada;
  2. O outro extremo é a passividade (ou, não-assertivo), onde a pessoa se cala e não se expressa de forma a não valorizar nem sua opinião, independente ser ela de concordância ou discordância, e até mesmo com as pessoas ao redor. O temor ou forte receio de falar é mais dominante do que a vontade de expressar sua opinião ou sentimento.

Uma pessoa assertiva demonstra autoconfiança e controle de suas emoções, ao passo que os outros dois elementos demonstram operar no polo do descontrole das emoções, seja gritando ou calando.

Vou compartilhar uma lição que aprendi com o que psiquiatra Viktor Frankl, do tempo que foi prisioneiro nazista:

“Eu não posso impedir os guardas de fazerem o que fazem comigo, pois querem que eu seja reativo. Mas eu posso escolher o que eu quero fazer diante dos fatos e assim estarei sendo ativo. E mais, se naquele momento de agir eu escolher também as minhas emoções estarei sendo proativo”.

Valor

Uma pessoa assertiva tem mais facilidade em se comunicar e transmite muita confiança, segurança e credibilidade. Um líder ou gestor que deseja destacar ao mostrar valor no seu trabalho necessita buscar aperfeiçoamento das habilidades de assertividade e feedback, pois gerir pessoas é um grande desafio.

Mas, o que é feedback?

A expressão feedback, comumente usada nas empresas significa retroalimentação, ou seja, é a capacidade de compartilhar com seus pares uma observação a partir do ponto de vista do observador. Sua finalidade está em abastecer o observado com informações em um determinado contexto, a partir do ponto de vista do observador.

Tipos 

Marshall Goldsmith, o conselheiro de renomado CEOs, aponta na linha do tempo dois tipos de feedback, o de resultado e de percurso.

O feedback de resultado é aquele todos recebem ao realizarem uma tarefa, ele ocorre ao final quando se faz a constatação e mensuração do resultado pretendido, ou não.

Já o feedback de percurso se assemelham as placas ao longo da estrada que te auxiliam a chegar no lugar desejado, apontando ele ser essa a melhor estratégia para melhoria do desempenho.

A responsabilidade da comunicação é do comunicador, por isso, observo o modo, tempo e a forma do que fala.

Até poderíamos brincar dizendo que a falta de informação, também é uma informação. Mas dá muito trabalho interpretar os poucos dado recebido, por isso que o real valor e efetividade
da estratégia do feedback pode variar a partir de algumas características:


1. Temporal: de percurso ou de resultado, como apontado por Goldsmith;

2. Avaliativo: quando se avalia de forma positiva ou negativamente um comportamento, evidenciado pelo uso de expressões: bom/ruim; certo/errado, etc.;
3. Grau de contribuição:
  • Construtivo quanto fornece elementos para melhoria, avanço é edificante;
  • já o destrutivo desmobiliza a pessoa que recebe as informações seja pelo cunho avaliativo negativo, seja falta de precisão e detalhes pontuais para uma intervenção efetiva;
4. Detalhamento Criterioso ou genérico: de acordo com o nível de detalhes objetivos em contraponto ao subjetivismo genérico e impreciso que impede o ouvinte de ajustar sua rota seja durante o percurso ou ao final dele;

5. Empírico, técnico ou calibrado:


  • empírico é uma forma de conhecimento resultante do senso comum, por vezes baseado na experiência, sem necessidade de comprovação científica;
  • já o técnico é baseado em procedimentos mais rígidos e validado por normas técnicas;
  • calibrado ocorre no ambiente onde as partes ajustam ou constroem os critérios e criam parâmetros para mensuração, até mesmo para coisas aparentemente imensuráveis.

É comum o emprego da técnica do feedback sanduíche, onde a estratégia de elogio e incentivo equivalem ao pão e o recheio é a informação principal que deseja transmitir.

O PHD Dr. Michael Hall afirma que esse tipo de estratégia é uma forma de idiotizar a pessoa a quem se dá o feedback. Infantiliza a pessoa alvo do feedback por considerá-la inapta a receber um comentário que pode soar como crítica. A técnica também idiotiza o fornecedor, cujo preparo raso não permite compartilhar informações consistentes.

Hall aponta quatro elementos importantes na hora do feedback:

  1. Técnica: existe uma técnica para um feedback efetivo onde o líder contribui para o crescimento de todos, para o melhor uso dos recursos, especialmente humanos;
  2. Permissão: há necessidade de permissão interna tanto para dar quanto para receber, e ela só ocorre diante da permissão, decorrente de critérios previamente ajustados para gerar um ambiente seguro
  3. Atitude: o comportamento interno de quem está dando e recebendo um presente, visto que as pessoas separam comportamento da identidade, pois o feedback é sobre a ação ou falta dela e não tem a menor relação com a identidade e personalidade dos envolvidos.
  4. Precisão: todo feedback tem uma hora certa para ser dado e ouvido, quanto mais próximo do fato melhor. Ele também deve vir com detalhes pontuais, sem achismo ou interpretações. isso ocorre quando é bem descritivo do que foi visto, ouvido e sentido.


Valor

Se você almeja se manter no cargo ou avançar na escala hierárquica eu recomendo ouvir o que o renomado escritor John Maxwell diz:
“A coisa errada na hora errada é fracasso; A errada certa na hora certa é um erro; A coisa certa na hora errada é rejeição; A coisa certa na hora certa é sucesso”.

O líder moderno que não fizer o uso inteligente das emoções revela uma enorme inabilidade para lidar com pessoas e se torna a principal barreira para a progressão de um agrupamento para se tornar time de alto desempenho.

A incapacidade de dizer o que é necessário da forma certa e na hora certa incorre no velho ditado “quem não ajunta, espalha” e até espanta talentos, recursos, potenciais, rentabilidade.

O que eu posso fazer para melhorar meu feedback?


Entre em contato.




Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Mastery Meta-Coaching

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desenvolvendo.voce@hotmail.com
gerson.sena.de.casto


Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – META-COACHING. Guaratinguetá: 2019. Disponível em: 
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.

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