Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de junho de 2013

0203 - ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE – COMENTÁRIOS SOBRE “A Quinta Disciplina”, de Peter M. Senge - INTRODUÇÃO

 

 
(D-19) - Algumas considerações!
No inicio dos anos 90 muito se falou em Qualidade Total. Ainda hoje as empresas buscam implantar o programa Q.T. Todavia SENGE alertou para o fato de que apenas 1/3 dos gerentes, das 500 empresas pesquisadas pela Arthur D. Little, nos Estados Unidos, disseram que tal programa gerou um impacto competitivo, mas do outro lado do Atlântico, 2/3 das empresas europeias acabaram abandonando seus programas de Q.T. “por causa de sua incapacidade de produzir [principalmente deles perceberem] resultados que pudessem ser mais expressivos”, cujo impacto devem ser estudados, bem estudados, por quem sabe convencê-los dos resultados positivos.

Notadamente uma característica do vencedor não é desistir diante das dificuldades. Mas quando estamos falando de “gigantes”, sobre o momento que eles desistem de algo sem a respectiva colheita dos resultados esperado, “queimando a gordura” sem abalo, devemos guardar as devidas proporções. Seguir adiante ou retroceder, avança e recuar podem fazer parte da estratégia, mas têm que estar alinhada outros objetivos, especificamente com os nossos. Portanto alerto: Nunca abandonar uma abordagem, copiando atitude do outro sem questionar “só porque a maré não está pra peixe”.

A “organização que aprende”, aprende, à medida que a pessoa aprende e soma ao grupo suas qualidades, habilidades e competências, que de forma coletiva, a unidade, constitui outra personalidade, não prevalecem mais a excelência individual, mas agora a somatória delas, proveniente da união daqueles indivíduos que compõem forma-se assim, o conjunto que aprende juntamente. No livro de SENGE o que me chamou atenção, facilitando o entendimento, que indivíduos que possuíam coeficiente de inteligência acima de 120, quando se reunia com outros indivíduos, com o mesmo nível de inteligência, ou maior, formavam um grupo que agora não atingiam inteligência acima de 63, ou seja, a inteligência dele não se somava a do seu parceiro, na verdade atrapalhava.

Para falar e dar um exemplo bem brasileiro, já que muita coisa nas terras Verde/Amarela, termina em futebol e samba, relembro dos jogos da seleção brasileira. O time mais cotado de todas as copas, sempre foi na nossa seleção, só tem craque, sempre, desde o treinador, até os reservas. Acredito que temos um dos bancos mais caros do futebol mundial, já tivemos até Ronaldinho, quando seu passe estava valendo milhões, sem contar Pele e outros. Os melhores jogadores do mundo! Os mais valorizados. Todos os 24 entre os mais cotados. Mas quando se reuniram, o brilho que cada um possuía não foi o suficiente para ofuscar os olhos dos adversários, muito pelo contrário, favoreceu que cada um tropeçasse na estrela do outro. O brilhantismo daqueles 11 homens não favoreceu a nenhum deles. O adversário, sim, soube tirar proveito da guerra interna dos titãs. Certamente eles diziam: “não separa o time não... quanto mais juntos eles estiverem, melhor e mais fácil para derrotar, eles se encarregam de iniciar o processo, dão pouco trabalho pra gente”. Por outro lado os jogadores percebiam a dificuldade e o descompasso da unidade, não obtida antes de chegarem ao estádio da partida, o que agravava o baixo desempenho e afetava, ainda mais, o "moral da tropa". Está formado o circulo vicioso, como uma bola de neve morro abaixo, frustrando milhares de pessoas que imaginavam, justamente o contrário, a extraordinária orquestra de virtuosos, agora derrotados.
(continua...)

Nunca desista, MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
021,009010
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/