Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de julho de 2013

0010 – HOMENAGEM – HENRY FORD

 

Cópia de Henry Ford_2__thumb[1]A exatos 150 anos, em 30-07-1863, nascia em Dearborn, Michigan, o grande visionário da indústria moderna, o senhor Henry Ford. Filho de um imigrante irlandês, com a filha de imigrantes belgas, viveu profícuos 83 anos, vindo a falecer em 7-04-1947.

Como empreendedor, aplicou a montagem em série de forma a produzir, em massa, automóveis na Ford Motor Company, fundada aos 40 anos de idade. Mas como empresário inaugurou um novo conceito industrial marcando um nova era.

Com objetivo de construir carros  em menos tempo e a um menor custo, iniciando e acabando cada unidade com 98 minutos. Sua existência foi tão significativa, que suas ideias fizeram dele um substantivo nos dicionários, dada sua ousadia.

O “fordismo” é descrito como: Conjunto de técnicas de produção industrial em que todo o processo é planejado, os recursos de produção estão previamente disponíveis e cada operação é aprimorada para melhorar a execução final em linha de produção em série.

Ford não somente revolucionou a indústria automobilística em geral, mas ainda a aeronáutica, os transportes e em especial a indústria norte-americanos. Foi também um inventor prolífico, registrando 161 patentes em seu nome.

Olha que nem tudo era céu de brigadeiro, ou, no caso dele, estrada asfaltada. Com 28.000 dólares e outros 11 investidores deram início a Ford Company, em 1903, com um capital de US$150 000 (em valores da época). E como é o “olho do dono que engorda o gado”, mais tarde adquiriu todas as ações e se tornou um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo.

Nas sagradas escrituras lemos, no livro do profeta Zacarias (cap.4, v 10), o alerta de D’us para não se desprezar os pequenos começos. Certamente alguns não acreditariam que um jovem garoto da fazenda se transformaria em divisor da era industrial. Pois foi “brincando” com as máquinas do pai e “odiando” o trabalho pesado que o jovem Henry buscou meios de facilitar a lida agrícola.

Muitos não acreditaram nele, tanto que as duas primeiras empresas não deram certo. Em uma delas seus sócios discordavam de suas ideias revolucionárias. Mas Ford se manteve firme e foi além, mesmo depois de duas iniciativas frustradas.

Os conceitos de Henry Ford modificaram todo o pensamento desde sua época, até os dias atuais, verdadeiro legado revolucionário. Foi através delas que se desenvolveu a mecanização do trabalho, produção seriada em massa, padronização do maquinário e equipamentos. Ford também criou a franquia de concessionárias, bem como a rede de autorizadas, foi o primeiro patrocinador da corrida de Indianapolis e criou um sólido sistema de publicidade para garantir que cada jornal transmitisse notícias e anúncios sobre o novo produto.

Como nem tudo é máquina, foi o pioneiro em promover a retenção dos melhores talentos profissionais pela valorização da mão de obra, pagando os melhores salários que impulsionaram a economia americana.

Por outro lado houve consequência da forte segregação do trabalho manual em relação ao trabalho braçal - o operário não precisava pensar apenas como fazer seu trabalho, mas efetuá-lo com o mínimo de movimentação possível. O tratamento dispensando aos trabalhadores, ao melhorar o salário, seguia outro princípio seu, segundo Ford, ao mesmo tempo em que, pelo pagamento de um salário substancial para aqueles que trabalhavam com a produção e a distribuição, ocorria o aumento de poder de compra proporcionalmente, criando um movimento econômico cíclico. É um brilhante exemplo de visão sistêmica, mesmo antes de Peter Senge escrever a “A V Disciplina”.Cópia de Ford Model T_thumb

Ele também implementou a política de metas, ao afirmar que “X” carros deveriam ser produzidos em “Y” dias, o que proporcionou significativa redução de custos de produção, do produto e a consequente venda de 15 milhões de unidades de seu modelo “T” (ao lado) ao longo de 45 anos.

Ford possuía valores pessoais elevados, inclusive sabia o significado do dinheiro, ele dizia que "o dinheiro é a coisa mais inútil do mundo; não estou interessado nele, mas sim no que posso fazer pelo mundo com ele", é por isto que a história registrou seus feitos.

Onde estão nossos Fords da atualidade? Lamentavelmente alguns jazem nas bocas de crak, carreiras de coca, ou nas covas rasas em terrenos baldios. O sonho de Ford alimentava seu propósito, que motivava suas atitudes. Ele dizia, “se você acredita que pode, ou se acredita que não pode, de qualquer forma você tem razão”.

Um registro importante, Ford era um homem temente a D’us e ativo membro de uma comunidade episcopal. Serviu a ponto de estar disponível para ser um instrumento aos homens.

Sucesso para todos! Basta acreditar e fazer.

Nunca desista, MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
030,0007011 – 0222b
Fonte: imagens da internet. Bonder, Nilton – Código Penal Celeste: RJ, Elsevier, 2004.
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/