Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

013.a/2 - DO GÊNIO À FATALIDADE

 

Primeiramente quero agradecer ao convite do prof. Ciro Ramos e aos professores aqui, juntamente com vocês nos dão uma oportunidade tão especial. PESSOAS COMUNS  Somos todos, pessoas comuns, não um gênio, nem o mais bonito, mas tem algo que nos faz especiais. No processo de fecundação algo extraordinário acontece. Para percorrer sua trajetória, o espermatozóide necessita nadar 11 centímetros por hora (equivalente a um homem a atravessar uma piscina de 50 metros em 5 segundos). Geralmente 200 a 500 milhões de espermatozóides são depositados na parte posterior da vagina, e apenas 300 a 500 conseguem alcançar o local da fecundação. O tempo desta corrida pode ser de 5 a 45 minutos. No entanto o “vencedor” não é o que chega primeiro, mas será apenas aquele que conseguir entrar na célula reprodutora feminina, tornando-se responsável por uma nova vida. É no entanto ter em conta um trabalho de equipe, que para que um espermatozóide seja bem sucedido contribuem também as enzimas lançadas pelos seus “colegas” de jornada o que vai “enfraquecer” a zona pelúcida que envolve a célula reprodutora feminina, de modo que o “sortudo” que se encontrar sobre a zona mais “enfraquecida” penetrará e realizará a fecundação. Esse pequeno “vencedor” de 50 milésimos de milímetro no momento de sua jornada, não enxergava, não possuía um mapa, tinha inúmeras barreiras e concorrentes e supera cada uma das adversidades para gerar Você. O que significa que Você derrotou outros 499.999.999 concorrentes mesmo antes de nascer. Não bastasse isso teríamos que contar com todo o processo gestacional e uma taxa de natalidade/mortalidade infantil significativa, fazendo de Você um exemplar único e vencedor. No seu segundo aniversário Você já é tetra campeão na estatística da vida.
NEUROAPRENDIZAGEM
O maior mistério de todo o universo, não são as galáxias distantes, ou os oceanos glaciais de Júpiter, a poeira cósmica de Marte, ou as insondáveis maravilhas do paraíso celestial. O maior mistério de todo universo está entre as 2 orelhas do homem. O cérebro humano possui 100 bilhões de neurônios com capacidade de realizarem 60 mil conexões cada, no entanto já o cerebelo realiza mais que o dobro, 150 mil conexões, ou sinapses, que são as ligações em que o conhecimento circula, isso significa que nenhum cérebro é igual a outro, ou seja, armazena, entende, percebe de forma diferente da outra pessoa que está sentado ao seu lado. Toda informação que chega em seu cérebro é verificada. Se ela é reconhecida (pois já existe anteriormente) temos a lembrança, mas se ela não é reconhecida, havendo um silêncio interior porque é nova, temos então o aprendizado. O aprendizado requer e provoca a formação de mais conexões por onde trafega mais facilmente a informação por impulso elétrico e enzimático. Por essa razão que esse órgão equivalente a 3% do organismo adulto e consome, sozinho, 20% de toda a energia gerada no organismo. Simples assim e fenomenalmente extraordinário!
Mas por que muitos não atingem o sucesso? Óbvio! Porque não são estimulados adequadamente.
NEUROPLASTICIDADE Dizem que “saber não ocupa espaço”, mas a neuroplasticidade cerebral afirma que se não usar os neurônios as sinapses se desfazem, se desligam, desativando naquele lugar, o que reduz a quantidade da malha de intercomunicação.
Continua – 013.b/2 

Pense nisso: Para vencer é preciso ter fé...!
Um forte abraço,
MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!
by Gerson Sena de Castro                                                                                                              Personal & Professional Coaching
.
desenvolvendo.voce@hotmail.com

: gerson.sena.de.casto

[Palestra proferida no Instituto de Educação em Guaratinguetá no dia 06-05-08 para 2 grupos de 80 adolescentes.]
14,0409
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2011. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/ - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/