Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

0249 - COACHING DE RELACIONAMENTO: SINTONIA PARA O SUCESSO (Revista Sinal Verde, Ano 5, Ed. 55 , Junho de 2013)

 

Num case de sucesso [que experimentei] na área, uma jovem mulher estava frustrada, pois não conseguia estabelecer um relacionamento duradouro e saudável, em outro [case], um homem maduro, fora vitima da viúves e solidão. Por pertencer a mundos diferentes, tinham em comum o fato de possuírem valores iguais, mas critérios diferentes de seus parceiros.

Valor é universal, é tudo aquilo que é importante, geralmente o valor é comum a todos de um determinado grupo seja étnico, ideológico ou geográfico.  Honestidade, justiça, fidelidade são exemplos de valores tanto no oriente quanto no ocidente. Mas os critérios variam de pessoa para pessoa, [seja] no oriente quanto no ocidente.

Na prática os problemas aparecem não por causa dos conflitos de valores, mas por falta de sintonia nos critérios e canais de percepção. Quer um exemplo, vamos lá: fidelidade é um dos valores mais cobrados e esperados dentro de um relacionamento conjugal. É o mesmo para os gêneros. Entretanto, o critério de fidelidade para um homem é que sua mulher nunca tenha intimidade sexual com outro homem, porém para mulher, fidelidade é que seu homem não deseje outra mulher. Pelo fato de terem critérios diferentes surge o conflito. Os meios de captação de informação nos seres humanos se equilibram entre três grandes canais: visuais, auditivos ou cinestésicos (tato, olfato, paladar, emoções).

Quando falo de canais de percepção gosto de exemplificar usando o amor, que não só é um valor como também um sentimento esperado por ambos. A manifestação se dá, geralmente, por critérios diferentes entre os pares. A falta de sintonia não produz o efeito desejado, pior ainda, gerar alguns conflitos indesejados. Falta de sintonia funciona tanto para rádio, TV, quanto para seres humanos.

Uma mulher com predominância do canal sensorial auditivo quer ouvir de seu parceiro uma declaração fundamentada do quanto ela é amada – preferencialmente com voz de locutor - para ela se sentir amada de fato. Mas o parceiro, com predominância do canal sensorial visual, investe a renda do mês para comprar o mais belo presente para o dia dos namorados. Tempo depois a frustração está estampada na face de ambos. Ela seria abastecida em 90% se ele simplesmente fizesse uma declaração de amor, e qualquer presentinho – independente do preço – geraria 100% de satisfação. Por ele não conhecer o critério do canal sensorial dela, investiu 100% em uma estratégia que gera somente 10% de resultado. Eis a razão da tristeza e o acumulo termina no advogado ou no “terapeuta”! [Em alguns casos na Lei Maria da Penha!]

Relacionamento requer investimento diário em tempo e esforço, conhecer o parceiro não basta. É importante conhecermos a si próprio, saber que meu gosto e preferência, necessariamente, não são os mesmos de quem escolhemos dividir a vida, só assim consigo entender que aquilo que agrada o outro pode diferenciar do que agrada a mim. É um erro se autoanular é um maior ainda é ignorar o critério de como o outro recebe e percebe o que faço. Calibre seus instrumentos, afinal a novela fica mais apresentável na TV do que no rádio.

MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
028,0060130
Fonte: imagens da internet. artigo publicado na Revista Sinal Verde, ano 5, Ed. 55, Junho, 2013.      
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/