Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

295 - 008 – COLABORATIVIDADE A ARTE DE DECOLAR OU NAUFRAGAR – Parte 7

 


Ler, saber e entender sobre colaboração

Para entender a importância do que está sendo dito sobre colaboração, é preciso que você saiba, antes, como isso afeta sua vida. E também porque a colaboratividade é um dos pilares que também pode te ajudar muito na sua empresa.

Na Neuro-Semântica cremos na união de: esforços, conhecimento e de habilidades, para alcançarmos de forma concreta nossos sonhos e objetivos. Nunca e ninguém obteve sucesso em grandes projetos de forma desconectada, isolada ou solitária. Prova disso é a construção do maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380, que só na montagem das partes, construídas e importadas dos cinco continentes, requer 1500 profissionais das mais distintas formações.

#Colaboratividade é criar resultados práticos que podem ser mensurados, de forma a gerar satisfação e funcionalidade a todos. É potencializar muitas realizações, que seria mais difícil realizar sozinho, ou até impossíveis em algumas situações.

Como havia comentado no artigo 005, por melhor que seja o saxofonista de “O Bolero”, de Maurice Ravel, sem o apoio da #orquestra sua performance não teria o mesmo efeito.

“Havia uma pedra no meio do caminho...”

O trabalho colaborativo é um desafio considerável. Nem tudo são flores, até na primavera também temos tempestade e tufões. A abertura para colaboração pressupõe a disponibilidade para passar pelas intempéries. Sem #resiliência dos envolvidos o processo de inspiração ficará profundamente afetado, o que inibe: resultados maiores, retorno financeiro, disponibilidade e aceitação para desafios relevantes, desenvolvimento de vantagens competitivas, enfrentamento das incertezas, vitalidade até encontrar resultados criativos.

Para obter sucesso do trabalho em conjunto, é bem-vindo desenvolver um espírito de leveza e diversão, o que facilita a aprendizagem, a construção de cultura organizacional, relacionamentos de qualidade, a construção de uma equipe funcional e o trabalho integrativo, oportunidade de inspiração para o despertar de novos potenciais e produtos num ambiente criativo e promotor efetivo de resultados.

Com meu ingresso na Neuro-Semântica tenho aprendido na prática o valor do trabalho colaborativo. Desde setembro de 2017 atuo junto ao Comitê que organiza o Chapter da Meta-Coaching Fundation(MCF) aqui no Brasil. Esse trabalho é totalmente voluntário e patrocinado pela Sociedade Brasileira de Neuro Semântica - SBNS, uma instituição sem fins lucrativos, que em conjunto com outros 13 institutos internacionais formam a International Society of Neuro-Semantics (ISNS).

A missão no Chapter é promover um canal onde os profissionais que imergiram nos oito dias de formação do ACMC (Associate Certificed Meta-Coach), possam prosseguir com seu processo de aprendizado continuado. Essa tarefa que nos cabe não seria realizada sem a contribuição colaborativa de numerosos doadores, que foi materializado no blog da SBNS, onde exibiu a primeira versão desse artigo.

E mais, isso não para por aí, para que agora eu compartilhe com você uma singela colaboração, dependi de pessoas que organizassem os treinamentos da Neuro-Semântica, do dr. Michael Hall e de seus 3 livros traduzidos, entre os 60 publicados, que contou com amplos estudos de outros pesquisadores e por aí segue.

Meu plano inicial era redigir esse texto em parceria com outro expoente da Neuro-Semântica, os quais admiro muito, mas nossas agendas não contribuíram, nem por isso deixei de considerar o desafio que seria expor parte do que entendo sobre colaboratividade. Por acreditar no valor de sua atenção intencionei disponibilizar a você o que chamei de reflexão sobre o tema.

Em maio de 2022 ingressei na Associação Brasileira de Recursos Humanos, a ABRH-SP, mesmo sendo um recém-chegado, logo passei a contar com apoio e colaboração de diversas pessoas que nem me conheciam. Hoje estou aqui, compartilhando parte do que sei, como incentivo e inspiração para outros que podem muito mais do que eu.

Em parceria com Gilberto Chaves e Fulvius Guelfi também criamos a CFG Soluções Corporativas que usa da Neuro-Semântica ao facilitar a experiência de aprendizado nas áreas de autoliderança, colaboratividade e autorrealização, por acreditar que as pessoas podem ser mais felizes, realizadas e produtivas, até mesmo no ambiente de trabalho.

Hoje encerro a série de artigos COLABORATIVIDADE A ARTE DE DECOLAR OU NAUFRAGAR. Se de alguma forma te foi útil e se desejar prosseguir te espero nos próximos.

Eu acredito que as pontes são mais eficientes do que muros. Por outro lado, o líder é facilitador do seu time e sobre quanto o líder é mais avaliado pelo resultado do time do que por sua personalidade.

A liderança faz a diferença

Uma amiga me relatou que a maior empresa consultoria do mundo de gestão, tecnologia da informação e outsourcing, em 2018 identificou que 78% das demissões se deram porque as pessoas se demitem de seus chefes e não dos empregos.

Nos próximos artigos quero falar sobre turnover e retenção de talentos e do substancial aumento do GAP entre expectativa e resultado sistêmico na organização. Entretanto quero deixar um alerte sobre: o quanto rotular as pessoas é um erro contra a janela de oportunidade.

Caso queira consultar os artigos anteriores temos: [1] “A Grande Renuncia”, [2] Principais razões para despertar a colaboratividade, [3] Os RHs são como “Pais ou Mães” T&D, [4] A vulnerabilidade em frações de segundos, [5] Grave fator na hora de despertar a colaboração.[6] Saber & Fazer e fazer da forma certa e na hora certa.

P.S: Quero agradecer o apoio de minhas colegas Inês Yoneyama e Liliane Lima, que atuam colaborativamente no Comitê do Blog, pelo apoio na revisão e ajustes desse texto.

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

 

by Gerson Sena de Castro

Mastery Meta-Coaching & CFG Soluções Corporativas

 

#GersonSena #MetaCoachGersonSena #MichaelHall #MentorGersonSena

#CulturaOrganizacional #CoachingDeNegócios #GrandeRenuncia #NeuroSemântica

#rhbrasil #rh #CFGsoluções #cfgSoluçõesCorporativas #DecolarOuNaufragar

#ColaborarEficazmente #MapaDasEmpresas #treinamento&desenvolvimento

#ClimaOrganizacional #InnerSkills #potencializarResultados #orquestraColaborativa

#jogoSomaZero #ResoluçãoDeConflitos