Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de abril de 2013

0180 - VISÃO E PROPÓSITO

 

 

Tudo que há no universo tem um propósito. Especialmente a existência de uma pessoa. O segrego de sucesso de qualquer organização seja publica ou privada, filantrópica ou mercantil, laica ou religiosa, de criação ou produção, etc., está ligado ao fato de como é tratado o maior dos princípios: o propósito de sua existência. A visão, (não confundir com a faculdade da vista, que é uma função dos olhos), é a forma pela qual o propósito pode ser avistado. O visionário se sente motivado, compelido a realizar sua visão em consonância com seu propósito. Todavia o momento que se inicia o processo de realização já entramos no campo da missão.

Muitos confundem o conceito desses três elementos, mas sua distinção é bem clara. O propósito é a razão da existência de algo, o motivo pelo qual nasceu, seja para organização ou pessoa. Pela visão se contempla tal propósito, usa a imaginação para ilustrar com cor, forma e fatos. A visão facilita o crer, já o motivar é o abraçar o que pode ser, mas que ainda não é. Se vem do coração, – interior da alma –, percorre todas artérias impelindo a realização, o futuro, faz real os impossíveis e até o que era inimaginável. Já a missão é a forma pela qual se materializa o sonhado. Missão, o departamento estratégico da concreta realização para ser eficaz.

Segue um alerta. A visão tem um arque rival, inimigo implacável. Trata-se das vistas, pois pelas vistas se observa as limitações que amedronta e retarda o início da missão. Neste caso, já abalada, a visão não passa agora de um mero sonho, até um pouco delirante. A vista acovarda, restringe-se no presente, ela quer lidar somente com o conhecido, com o previsível, mantém na zona de conforto, deprime a coragem e frustra o propósito. Quem é guiado por vista não tem fé, no máximo uma “esperancinha”. Quem é guiado pela visão tem paixão pela vida, pelo desafio de construir, pelo que realiza e pelo que contempla. Sua fé aumenta cada vez mais. Isso gera satisfação em contrapartida ao descontentamento de quem somente vê. Ai está a diferença entre os vencedores e os derrotados, só para entender a melhor!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

Nunca desista, MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
008,003010
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/