Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

0257–ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE COACHING - III

 

Visão Sistêmica: Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo sejam o foco de atenção[1]. O “todo é maior do que a soma de suas partes[2].

visao-sistemica-fotoOs homens são seres sistêmicos de linguagens, emoções, movimentos corporais, ações e crenças com vínculo, cujo objetivo de expandir a capacidade de ação efetivamente, em um âmbito específico ou em uma determinada situação percebida, nem sempre necessariamente desejada pela pessoa, mas tolerada por ela. Observar o conjunto holístico (grego holos, todo) é importante na hora de implementar mudanças. O programa tem inicio, meio e fim, metas claras para determinada situação com geração de resultados satisfatórios.

Durante o programa é comum que o coachee revele pensamentos e sonhos, sentimentos e fantasias que o fazem sentir únicos em suas desgraças, muitas vezes alimentado por, ou alimentando, um sentimento de culpa. O próprio compartilhar gera alivio e abre possibilidade de ação e trabalhe na dimensão do consciente para que tenha melhor clareza e possa expandir suas capacidades de ação efetiva.

WOLK diz, que aprender não é ter informação, aprender é expandir capacidade de ação efetiva. O fato de uma pessoa ter e conhecer seu PC não o faz um expert em sistemas de computação. Ter conhecimento sobre neurofisiologia não faz de ninguém um neurocirurgião. O conhecimento nos ajuda ir adiante, mas não é tudo. Aprender é como um conceito que vincula aprendizagem com ação e aprender a aprender é o grande desafio da pessoa.

Para isso a pessoa tem que quebrar o orgulho e a ferida narcisista para reconhecer o não saber e ver brotar o desejo aprender.

Coaching é um processo de aprendizagem que diminui a brecha entre o estado atual e o desejado. O “momento 1 – M1”  o eu não sei e o “momento 2 – M2” o que eu não sei, mas desejo.

Aprendizagem é movida pelo desejo de satisfação ou cessação de dor. Porém há necessidade de expandir a habilidade e responsabilidade. WOLK apresenta esse conceito com a palavra “respons(h)abilidade” e exemplifica com a queda de um copo que foi solto da mão:

Resposta 1: se quebrou por causa da força da gravidade > sou inocente / incompetente.

Resposta 2: se quebrou porque eu soltei > responsável / protagonista.

Meu ser é definido a partir de mim e não do outro. Agimos como somo, mas também somo como agimos. Ação gera o ser e o trabalho constante molda o ser, o caráter, comportamento, o que faz o ser individual. Assim para gerar mudança deve-se perguntar: “O que depende só de mim?” estender a mão (ativo) ou ser grosseiro (reativo) na verdade independe do outro, mas o meu agir me transforma nesse tipo de pessoa. Vitor Frankl trouxe o conceito de ativo e reativo, não está no outro o poder de determinar o que eu vou sentir, mas em mim, a escolha. Sobre este assunto falarei na próxima postagem.

MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
011,0010130
Fonte: imagens da internet.
      
[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_Geral_dos_Sistemas - acessado em 05-10-2013                                    
[2] http://fatosociologico.blogspot.com.br/2010/05/holismo.html - acessado em 18-10-2013                           No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em: http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/