Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de junho de 2012

0107 - INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

 

Desde abril de 2007 quando pela primeira vez chegou as minhas mãos o livro dos psicólogos Travis Bradberry e Jean Greaves "Desenvolva sua inteligência emocional" (Sextante, 2007)[1] é que pude compreender um pouco mais sobre nossa tão fascinante capacidade humana.

Pela leitura agradável e fácil retomei o livro da prateleira para uma nova apreciação e agora, depois de conhecer, vivenciar e aplicar o programa de coaching, estou em outro momento. Gostei de reler até mesmo minhas anotações anteriores – que lanço às margens do livro - e identificar o quanto apliquei alguns conceitos apresentados pelos autores.

No relato de case da jovem Lily que aspirava novas oportunidade em uma empresa farmacêutica, porém estava frustrada com o rumo que as coisas tomaram depois de 18 meses sem ver as tão esperadas possibilidades. Lily contratou um executive coach para apoiá-la na elaboração e apresentação de sua proposta aos chefe e administradores, inclusive apontando as oportunidades de aumentar a receita com: ganho de produtividade e redução de custos. O resultado foi sua promoção a diretora e aumento de salário. O Coach que assistiu Lily utilizou dos conhecimentos da inteligência emocional para apoiá-la no trabalhar das quatro aptidões, a saber:

• Autoconsciência,
• Autocontrole,
• Consciência social e
• Administração de relacionamentos.

Nas próximas postagens abordarei individualmente cada item que pode ser bem trabalhado em nosso comportamento, melhorando o Quociente de Inteligência Emocional (Q.E), enquanto o Quociente de Inteligência (Q.I), é genético e pouco pode ser modificado, a não ser para menos, devido um acidente.

Mas o trabalho do coaching é justamente esse, instigar a investigação de suas competências. Por certo elas estão aí, mas não identificá-las está retendo seu progresso. Imagine você como um barco num rio da vida, só que subindo contra correnteza, a cada remada se avança mais em direção seus objetivos, porém competências e habilidades mais aviadas melhoram o ritmo das remadas. todavia ausência delas se tira o remo da água, não só deixando de avançar, mas até retrocedendo um pouco.

Um forte abraço e uma boa semana!
SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching
.
message-icone-5332-48 desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
06,100900

Fonte: imagens da internet

[1] BRADBERRY, Travis e GREAVES, Jean – Desenvolva sua inteligência emocional – Sextante, 2007.
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2012. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado por compartilhar sua opinião. Publicaremos seu comentário em breve.