Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

061 - O SEGREDO DO CARVALHO

 

bolota do carvalho De tudo o que se projeta a realização ainda é uma faculdade, porém de tudo o que se realiza do projeto é sua natureza.

Uma árvore plantada junto a ribeiros dá seu fruto na época apropriada, tem garantido seu suprimento de água nem a seca limitará seu potencial.

É possível encontrar grandes lições do reino vegetal.

Em um livro John Whitmore, fala a respeito de que a semente do carvalho, chamada de bolota[1]. Esta armazena todo o potencial de uma árvore que pode viver de 500 a 1000 anos. Porém uma peculiaridade há nesta planta. Enquanto a pequena a muda ainda trinta centímetros mal revela seu poder, sua raiz já ultrapassou um metro de extensão terra abaixo a procura de água que irá garantir sobrevivência a planta.

Ocorre que se um jardineiro inexperiente for transplantar a muda desconhecendo o delicado detalhe corre-se o risco de cortar a raiz, (justamente por desconhecer sua existência e propósito), retardar significativamente o crescimento da planta, pois vai negligenciar o cuidado de investir um pouco mais de tempo em cavar profundamente, de enrolar a frágil raiz em uma vara a ser projetada numa cova mais profunda.

Para que se tenham jardineiros mais sábios, Whitmore aponta a utilidade de um coach que saberá despertar sentimento que excita o zelo e atividade para igualar ou exceder os outros no que é bom.

Como o coach não servirá como mentor, conselheiro ou consultor, sendo assim dispensável sua experiência em jardinagem, visto que irá trabalhar os subsídios que farão do coachee um bom profissional, este sim precisará conhecer detalhes de seu ofício.

Aproveitando a analogia com o carvalho é importante destacar que os ventos e intempéries que o pequeno carvalho enfrenta só fazem de sua madeira mais rígida e fibrosa. É ou não é uma boa lição de como as circunstâncias não sirvam de desculpas para vitória.

Para esclarecer sobre esse tema ou qualquer outro, coloco-me a disposição, tanto por e-mail quanto por Skype.

Até mais...!

Pense nisso: Para vencer é preciso ter fé...!
Um forte abraço,

MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

by Gerson Sena de Castro                                                                                                              Personal & Professional Coaching

.

desenvolvendo.voce@hotmail.com

: gerson.sena.de.casto

 

11,07090

[1 – As bolotas do carvalho também são usadas para alimentação de porcos, inclusive com citação bíblica na parábola do filho pródigo – Lc.15:11-32. Todavia, os romanos por conta da escassez de trigo e cevada, acabam produzindo uma farinha de bolotas e  incluindo na confecção de pães. Outro dado interessante, é que a bolota aparece no filme “Era do Gelo”, quando aquele esquilo passa o filme inteiro resgatando um semente de carvalho. E eu que pensava que era avelã…].

Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2011. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado por compartilhar sua opinião. Publicaremos seu comentário em breve.