Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de julho de 2011

003- II. CRENÇA DO ELEFANTE


Aprendi com Leonard Wolk que “as pessoas não resistem as mudanças, elas resistem serem mudadas”. Dentro do programa de coaching deparamos com algo muito comum entre as pessoas, ‘crenças limitantes’, e todo progresso se deve a superação dessa fase.

Crenças limitantes são formadas ao longo da vida pela somatória das experiências das pessoas. Muitas vezes essas crenças são tão fortes e inconscientes que revelam uma resistência muito superior ao imaginado inicialmente pelo indivíduo. Elas se transformaram em fortalezas, como muralhas quase intransponíveis aos olhos do incauto. Dada a sua grandeza e quase impenetrabilidade leva o observador à inércia, letargia e desmotivação e consequentemente a prostração paralisante. Eterno velório de enterrar talentos.

Diz-se que para se domar um elefante, amarra-se o pé do animal, ainda bebê, a uma árvore adulta. Durante um tempo ele tentará puxar, mas como nunca conseguirá romper as cordas, passa acreditar que nunca serão rompidas. Assim quando estiver adulto, pesando perto de 12 toneladas, basta amarrar sua pata à uma "cadeira" ou estaca de 2 quilos que o impedirá de sair. Ele nunca tentará fazer mais força que a estaca, pois sua mente esta convencida de que não adianta. Isso é crença limitante!

Em um indivíduo, iniciativa é a força propulsora que o leva adiante, porém precisamos também das "acabativas" para que trazem os resultados. Para melhorar a performance e ir mais rápido, de acordo com a postagem anterior, temos três opções: A) Pode-se diminuir a resistência e manter a mesma velocidade; ou B) Aumentar a velocidade com a mesma resistência; ou C) Conjugar as duas ações: diminuir resistência e aumentar a velocidade.

Nada vai ocorrer se nunca fizermos nada. Pense nisso: Para vencer é preciso ter fé...!

Um forte abraço,

MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

by Gerson Sena de Castro                                                                                                               Personal & Professional Coaching
.
desenvolvendo.voce@hotmail.com
SKYPE: gerson.sena.de.casto
.
Fonte: imagens da internet

No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2011. Disponível em: http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/2011/07/003-ii-crenca-do-elefante.html - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte: http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado por compartilhar sua opinião. Publicaremos seu comentário em breve.