Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de junho de 2013

0210 - ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE – COMENTÁRIOS SOBRE “A Quinta Disciplina”, de Peter M. Senge – INTRODUÇÃO

(continuando...) 

 
(H-25-d.) - 8 Lições do Ideal de Cooperação
colaborar3ª Lição – O esforço para desenvolver capacidade aprendizagem requer mudanças comportamentais e técnicas.

Toda vez que alguém se dispõe a aceitar um desafio, ou fazer algo novo do qual ainda não domina pela prática, mas que pode até estar dentro de suas competências pessoais – porém não está obrigado –, na verdade está alargando seu “leque” de habilidades, de forma muito mais ampla do que se imagina. Os benefícios vão além da sua intenção voluntária, como também é o empenho no tocante a toda atividade ligada à aprendizagem, que será muito mais significativo quando praticada em grupo, num esforço sustentado com os outros membros da organização, do que individualmente.

Não quero adentrar em um tratado neurofisiológico, mas torna-se necessário dizer que o processo de aprendizagem envolve elementos fisiológicos da pessoa, principalmente o cérebro. O órgão é estimulado tanto química quanto eletricamente, dependendo de um complexo sistema de estímulos e respostas – externas e internas, psíquicas e fisiológicas – para corresponder à “provocação” – no nosso caso a aprendizagem. Quando levamos o desafio proposto adiante, estamos estimulando a formação e ampliação de nossas habilidades, comportamentais e técnicas, tanto pessoais quanto daqueles que participam conosco da organização para superarmos juntos as barreiras que podem impedir o crescimento, pelo simples fato de estimularmos a formação de novas neurovias.

Para SENGE quando as pessoas trabalham em si mesmas, ao mesmo tempo elas estão trabalhando seus sistemas, pessoais e coletivos. SENGE nos fornece um exemplo do grupo que ao estudar como seria possível melhorar seu processo de desenvolvimento do produto está trabalhando conjuntamente, uma profunda reflexão sobre seus próprios pressupostos (pessoais) e formas de operação do sistema em questão (coletivo). Essa “maneira” de fazer envolve domínio pessoal, o modelos mentais e o pensamento sistêmico, como veremos mais adiante está presente em toda a obra de SENGE.

(continua...)

Nunca desista, MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço,

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

.
message-icone-5332-48desenvolvendo.voce@hotmail.com
skype-messenger-icone-4800-96 : gerson.sena.de.casto
009,011010
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte:
http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado por compartilhar sua opinião. Publicaremos seu comentário em breve.