

Colhe o dia, confia o mínimo no amanhã. Não perguntes, saber é proibido, o fim que os deuses darão a mim ou a você, Leuconoe, com os adivinhos da Babilônia não brinque. É melhor apenas lidar com o que se cruza no seu caminho. Se muitos invernos Júpiter te dará ou se este é o último, que agora bate nas rochas da praia com as ondas do mar Tirreno: seja sábio, beba o seu vinho e para o curto prazo e escale as suas esperanças. Mesmo enquanto falamos, o tempo ciumento está fugindo de nós. Colhe o dia, confia o mínimo no amanhã.
No tocante a tempestividade das coisas um dito popular é sábio "não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje", do contrário temos procrastinação. Por outro lado , se quiser agora o que pode fazer bem melhor depois de amanhã tem-se ansiedade. O bom e sábio Rei Salomão já havia registrado: "há um tempo determinado para todas as coisas". Tempo apropriado para: nascer e morrer, plantar e colher, chorar e rir, espalhar e juntar e por ai vai. Para Renato Russo (Legião Urbana), seu carpe diem ficou registrado na música, “Pais E Filhos”, onde reconheço que nesta área da vida realmente temos que remir o tempo e aproveitar a oportunidade. Diz a letra:
...................................................
É preciso amar as pessoas como se / Não houvesse amanhã. / Porque se você parar para pensar, / Na verdade não há...................................................
Na verdade não há amanhã, logo será hoje e na sequência, ontem. Um outro conjunto musical, os Titãs, tem uma música intitulada "Epitáfio", (inscrição lançada sobre lápides tumulares ou monumentos funerários, de enaltecimento, ou elogio breve a um morto)
Devia ter amado mais / Ter chorado mais / Ter visto o sol nascer / Devia ter arriscado mais / E até errado mais / Ter feito o que eu queria fazer / Queria ter aceitado, / As pessoas como elas são / Cada um sabe a alegria / E a dor que trás no coração...................................................
O equilíbrio é que diferencia o "bom" do "mal" carpe die. Pois o desequilíbrio, mal carpe diem, pode induzir - por vontade própria, na bem da verdade - o indivíduo a viver desarvoradamente desejoso e de forma inconsequente o consumismo e o materialismo desenfreados. Mais se bem conduzido (o bom carpe diem) favorece o nível de realização, de apoderamento de seu tempo e planos.
Que tal fazer seu cape diem para os próximos 20 anos de sua vida? Como...? Em uma folha de papel escolha de 5 a 10 áreas de sua vida, tipo: Amigos & Vida Social; Contribuição Social; Desenvolvimento Intelectual; Equilíbrio Emocional; Espiritualidade; entre outras áreas que quer desenvolver. Escreva diante de cada área, em blocos de cinco anos, o que você gostaria de estar vivendo, possuindo e fazendo daqui a 20 anos, depois reduz de cinco em cinco até chegar no que gostaria de estar fazendo daqui a um ano. Assim como o venero e o remédio está para a dose, a diferença do realizador para o fracassado está nas atitudes.
Carpe diem, Carpe Vitae...!
Pense nisso: Para vencer é preciso ter fé...!
Um forte abraço,
MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!
by Gerson Sena de Castro Personal & Professional Coaching .


: gerson.sena.de.casto
17,05090
Fonte:
http://www.letras.com.br/renato-russo/pais-e-filhos - http://www.letras.com.br/titas/epitafio- http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=91- http://www.cinematecaveja.com.br/sociedade-dos-poetas-mortos
Fonte: imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2011. Disponível em: http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/ - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte: http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/