Na verdade Coaching pode ser considerado mais que auto-ajuda. Enquanto a auto-ajuda eu estabeleço uma relação solitária em que motivo a mim mesmo mediante apoio de uma literatura, grupo ou técnica, com o programa de coaching se estabelece uma parceria entre o participante (coachee) e o Coach. O Coachee vai debater francamente seus planos, motivações, ações e práticas no atingimento dos propósitos com seu Coach, com o fim específico de obter os resultados esperados.
O movimento da auto-ajuda proclama que você tem em seu interior todos os recursos de que precisa para obter sucesso, o que de tudo não está errado, mas isso não é absoluto como se afirma. Muitas vezes esses recursos pessoais necessários ainda não estão internalizados, necessitam ser adquiridos, ou aperfeiçoados, ou despertados, e a corrente não diz o “como”.
Tenho observado que parte do problema nos livros de auto-ajuda é afirmarem que você tem poderes mentais para modificar sua realidade. Isso direciona a pessoa para o egocentrismo e até mesmo a soberba social. Induzir a arrogância e autossuficiência entorpece a visão em plena estrada. Podemos nos desenvolver, crescer, esforçando-nos na busca do desenvolvimento pessoal, com disciplina, dedicação, empenho, domínio próprio, até mesmo utilizando técnicas, mas sem perder de vista que somos seres limitados e com atos imperfeitos.
O programa de coaching visa apoiar a pessoa neste crescimento mediante perguntas eficazes que apuram respostas especificas. Expondo os verdadeiros fundamentos e motivações internas. Ao utilizar uma metodologia em seu conjunto de ferramentas e técnicas, já testadas, conduzidas por um profissional habilitado, é notório a melhora do próprio desempenho e até fazer o mesmo de outras pessoas do convívio próximo.
Um forte abraço,
SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE
by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching
MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!
.desenvolvendo.voce@hotmail.com
: gerson.sena.de.casto
25,012900
Fonte: Imagens da internet
No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2012. Disponível em: http://desenvolvendo-voce.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte: http://desenvolvendo-voce.blogspot.com/